quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

Muffins de Limão

Uma das coisas que adoro, é o aroma que invade a casa quando o bolo está no forno... Indicado a presença de um bolo quase pronto e tornando o tempo de espera ainda mais comprido! Estes muffins inundaram toda a casa com um cheiro divinal, uma mistura suave de baunilha e limão…

Aqueceram a minha alma num dia chuvoso e trouxeram-me de volta a boa disposição. Muito fofos e deliciosos …


Os muffins são muito práticos por vários razões :
-Não é preciso untar a forma com manteiga (já disse que é a parte, que não gosto mesmo nada!?), pois utilizamos as forminhas de papel.
- O tempo no forno é muito mais curto do que nos bolos tradicionais.
- Já estão em porções individuais (há qualquer coisa com os bolos pequeninos que gosto mais e que os torna irresistíveis ... )

Só boas razões, para quando for para a cozinha fazer muffins! Já não tem desculpa … :-)


Muffins de Limão
Para cerca de 30 bolinhos pequenos

Ingredientes:
300g de farinha
370g de açúcar
½ colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de chá bem cheia de raspa de limão
1+ ½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
350ml buttermilk*
3 colheres de sopa de sumo de limão (acabado de espremer)
1 ovo
45g de manteiga derretida

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins.

Numa tigela, juntar a farinha, açúcar, o açúcar baunilhado, a raspa de limão, o fermento e bicarbonato de sódio. Com a batedeira na velocidade lenta, misturar bem os ingredientes em seco.

Misturar o buttermilk, com o ovo e o sumo de limão, até ficar homogéneo. Com a batedeira na velocidade média, juntar a mistura anterior aos ingredientes secos e bater até esta ficar tudo bem misturado.

Colocar a batedeira novamente na velocidade lenta e adicionar aos poucos a manteiga derretida (deixar arrefecer um pouco, antes de a juntar à massa). Posteriormente aumentar a velocidade e bater até obter uma massa homogénea e suave.

Encher as forminhas de papel com massa até 2/3 da altura. Levar ao forno a cozer, se necessário durante a cozedura tapar com uma folha de papel de alumínio.

Quando estiverem cozidos (teste do palito no centro bolo), retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

* Para fazer o buttermilk, utilizei 350ml de leite e 2 colheres de sopa de sumo de limão. Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.

terça-feira, 17 de Novembro de 2009

Bolo de Maçã e Nozes

O tempo por aqui, já pede um bolo reconfortante para acompanhar um chá bem quente, enquanto ficamos aconchegados no sofá …Este é bolo é perfeito para os dias chuvosos e frios...

Alguns dias atrás, encontrei o meu primeiro caderno de receitas, que deve ter bem mais de 10 anos . Escrevi-o na altura que comecei a cozinhar sozinha, tem menos de 20 receitas, todas muito simples, pois estava a dar os meus primeiros passos na cozinha…


Algumas das receitas ainda as faço regularmente (como o caso do Bolo de Chá e a Queijadinha…) outras simplesmente foram ficando esquecidas… Como foi o caso do bolo de Maçã e Nozes que encontrei na última página, uma receita que pensava perdida … A minha mãe adorava esse bolo …

Na primeira oportunidade que tive, voltei a fazê-lo … Passados tantos anos continua a ser um dos preferidos da minha mãe, que adora bolos rústicos cheios de frutos secos.

Reconfortante e muito delicioso! Não é preciso dizer mais nada, pois não ?!


Bolo de Maçã e Nozes
Ingredientes:
5 ovos
350g de açúcar
70ml óleo
250g de farinha
1+1/2 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1+1/2 colher de chá de canela
300g de maçã descascada e picada grosseiramente
100g de nozes picadas grosseiramente

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º.Untar uma forma (de 20 cm de diametro) com manteiga e polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio e a canela.

Bater o açúcar com os ovos. Juntar o óleo e misturar novamente. Juntar a mistura da farinha ao preparado e bater até obter um creme fofo. Posteriormente, adiciona-se a maçã e as nozes, bater, até ficar tudo bem misturado.

Deita-se a massa, na forma previamente preparada e leva-se ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com uma folha de papel alumínio para que não queime.

Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.

quarta-feira, 11 de Novembro de 2009

2 Anos de Baunilha e Caramelo

Novembro, aqui no blog é mês de festa, depois do meu aniversário, chega a vez do Baunilha! Pois é…. Já passaram 2 anos desde que o Baunilha começou e 124 posts depois, continuo a escrever com o mesmo entusiasmo, que no inicio!

Sem dúvida que ter um blog de culinária, dá muito mais trabalho, do que alguma vez imaginei… Cozinhar, tirar e editar as fotografias, escrever os posts…. mas simplesmente adoro fazer isso tudo! Quem corre por gosto não cansa…. Apenas tenho pena de não poder dedicar mais tempo, mas a faculdade não o permite. :-(


Quem me lê regularmente, sabe que estou sempre desejosa para experimentar novas receitas e que não perco uma oportunidade para fazer um bolo. E que melhor forma de comemorar os 2 anos do blog, senão com uma receita?!

Para celebrar esta data, escolhi uma receita de cupcakes, do livro Cupcakes from the Primrose Bakery. Um livro que recomendo vivamente, é impossível desfolhar as 140 páginas e ficar indiferente. As fotografias são inspiradoras e as receitas são muito tentadoras.


Esta receita é encantadora. Adorei a combinação de sabores, o bolo fofo, com um toque de doce de groselha e finalizado com a cobertura. Delicioso!

Antes de passar à receita … Não podia deixar passar esta data, sem agradecer a todas as pessoas que me tem ajudado no Baunilha e Caramelo, as quais pacientemente me ouvem enquanto eu falo de culinária…. Eu e a minha irmã, agradecemos também as mensagens de parabéns que nos foram deixadas.

A todos, muito obrigada pelo carinho!


Cupcakes de Aniversário
Receita dos Cupcakes adaptada do livro Cupcakes from the Primrose Bakery de Martha Swift e Lisa Thomas.

Ingredientes (para 20 cupcakes de tamanho médio)
2 ovos
120g de manteiga (à temperatura ambiente)
180g Açúcar
120 ml de Leite
1 + ½ colher de chá de açúcar de baunilhado
120g de farinha
1+ ½ colher de chá de Fermento
4 colheres de sopa de doce de groselha ou de framboesa (de boa qualidade e sem sementes)

Cobertura:
4 colheres de sopa de queijo creme philadelphia
6 colheres de sopa de natas
1 colher de chá açúcar baunilhado
3 colheres de sopa de açúcar

doce de groselha ou de framboesa qb.
açúcar colorido ou outros enfeites

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel dentro das formas de muffins.

Juntar o açúcar baunilhado ao leite. Peneirar a farinha com o fermento.

Com a batedeira, bater o açúcar com a manteiga, até obter um creme esbranquiçado (3-5 minutos). Juntar os ovos, um a um, batendo bem entre as adições. Alternadamente juntar o leite e a farinha, bater muito bem. Posteriormente juntar o doce à massa e envolver um pouco (a ideia é a massa não ficar de uma cor homogénea mas sim com veios de cor).

Colocar a massa nas forminhas previamente preparadas, até 2/3 da sua altura. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do forno).

Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar. Desenformar e deixar arrefecer completamente.

Cobertura:
Juntar todos os ingredientes e bater com a batedeira, até obter um creme homogéneo. Guardar no frigorifico até utilizar.

Com a ajuda de uma faca ou uma colher parisiense, fazer um buraco no topo dos bolinhos. Preencher o buraco com doce de groselha (+/- 1 colher de café bem cheia) e tapar novamente com o pedacinho de bolo.

Barrar o topo dos bolinhos com um pouco de cobertura e enfeitar* a gosto. Levar ao frigorífico até a altura de servir.

* Para enfeitar os meus cupcakes usei açúcar colorido rosa. Comprei na secção Gourmet do Continente, onde costumo encontrar açúcar diversas cores.

segunda-feira, 9 de Novembro de 2009

Os Doce 25 …

Na passada sexta feira, completei 25 anos. O dia foi passado com a minha família, que me estragou com mimos e me encheu de com prendas :-). Foi um dia especial onde recebi muito carinho dos amigos e família. A minha mana ajudou-me a soprar as velas e à mesa esteve toda a gente presente!


Não deixa de ser um pouco assustador a velocidade com que o tempo passa, ainda parece que foi ontem que fiz 20 e agora já tenho 25 … Espero que os 25 sejam muito doces, cheios de alegria e sempre ao lado dos que mais amo.

Claro está, que na comemoração desta data, não podia faltar o bolo . Tal como no ano passado fui eu a fazer um meu bolinho. Depois de algumas indecisões sobre que bolo escolher… escolhi uma receita que já tinha feito e da qual tinha gostado muito …Bolo Chiffon de Cappuccino.. Mas desta vez, cobri o bolo com ganache de chocolate branco e café!



Para decorar fiz umas rosinhas de chocolate que tinha vi no site da Martha Stewart, já faz muito tempo. No entanto, revelou-se bem mais complicado do que tinha previsto e passei mais de 2horas a fazer as rosinhas … um verdadeiro teste á paciência ... Possivelmente não as vou voltar fazer (ou pelo menos enquanto me lembrar o quanto foi desesperante …).


O bolinho ficou muito bonito e delicado. Agradou a toda a gente, uma vez que cá em casa todos gostamos muito de café e canela. É um bolo simples mas muito delicioso!

Novembro é mês de festa aqui no Baunilha e Caramelo, eu faço anos e o Baunilha também! Apesar do tempo não ser muito, não vou deixar passar o dia em branco. Fica prometido um bolinho para comemorar os 2 aninhos do blogue.