terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tristeza e Muitas Saudades

No passado Domingo, aos 95 anos de idade, a minha querida bisavó Jesus faleceu. Nunca estamos preparados para ver partir aquelas pessoas, que sempre fizeram parte da nossa vida e é sempre com grande tristeza que lhe dizemos adeus.

Durante a minha infância, tive 3 mães, a minha mãe, a minha avó Natália e a minha bisavó Jesus, que sempre chamei Jus. Era uma pessoa muito doce, meiga, paciente mas sempre muito determinada e muito lutadora.

Como todas as avós, enchia-me de mimos, levava-me á escola todos os dias, conversava comigo durante horas. Lembro-me especialmente das vontades que a minha avó me fazia ... Como eu odiava a côdea do pão, com toda a sua paciência, “descascava-o” para mim e fazia-me uma sandes só de miolo para o meu pequeno almoço.

Sinto-me muito honrada, por ela ser minha avó, teve uma vida muito difícil mas nunca desistiu, nem nunca deixou de acreditar.

Já tenho tantas saudades …

Ela adorava bolos e quando costumava ver-me a mexer nos tachos, dizia-me com os olhos a brilhar “Alguma coisinha boa?” Vou estar ausente durante algum tempo, porque agora não me apetece cozinhar...


17 comentários:

  1. andreia, lamento imenso pela perda da tua bisavó... mas tenho a certeza que ela está num lugar lindo e que te deixou um monte de recordações doces, para que te lembres sempre dela com um sorriso nos lábios.
    sê forte ok?

    ResponderEliminar
  2. Andreia, sinto muito...

    Desejo-vos muita força para este momento difícil, um abraço apertado*

    ResponderEliminar
  3. Andreia, lamento tanto a sua perda. Como nao tive uma avo assim querida como as avos devem ser nao sei o que e perda-la mas imagino. Tambem no domingo perdi uma pessoa querida, tambem velhinho, tinha 97 anos e muita vitalidade so que o corpo cansou-se e ele agora esta onde ha muito queria estar, perto da mulher dele. Pode ser que agora estejam todos juntos a conversar e olhar ca para baixo a perguntarem-se porque estamos tao triste quando eles se sentem tao bem. Eu acredito e ajuda. Beijinhos grandes.
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  4. lamento muito a sua perda.

    Um abraço de conforto

    ResponderEliminar
  5. Um beijinho grande neste momento dificil da vida...

    ResponderEliminar
  6. Andreia, sua bisa com certeza vai continuar aprovando as coisinhas boas que você faz! Lembre-se dos bons momentos com ela e trate de passar aos seus filhos e netos as coisas que ela te ensinou.
    Que Deus esteja com vocês!
    Um beijo,
    Verena
    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. os meus sentimentos andreia. sao sempre dificéis estes acontecimentos. concordo com a risonha: ela de certeza que está num lugar lindo a olhar para ti!!! beijocas de conforto e um grande abraco.

    ResponderEliminar
  8. Andreia,
    Lamento imenso a tua perca. A mim ajuda-me pensar que todas as pessoas que nos são queridas se encontram bem, seja lá onde for. Devemos recordar os momentos que passámos com elas. E continuar a fazer o que mais gostamos. Era isso que elas quereriam...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente percebo-te muito bem e é como dizes, custa sempre ver partir quem amamos e a saudae é muita.
    Força e um grande beijnho

    ResponderEliminar
  10. Lamento muito....
    Não páre de cozinhar pois como diz ela gostava das suas coisinhas boas.Então uma boa maneira de a homenagear é continuar a fazer o que gosta e que ela também gostava de a ver fazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Muita força é o que te desejo. Também perdi a minha avó há pouco tempo (vai fazer 2 meses) e sei como é difícil.

    ResponderEliminar
  12. Linda tb já passei por isso e sei o k custa.Dou-te os meus sentimentos e força.A vida é mesmo assim.Um grande beiji ho e um abraço apertadinho.

    ResponderEliminar
  13. Um beijinho. E pense na sorte imensa em ter tido uma avó assim, nas boas lembranças que vão ficar para sempre!
    Eu, apesar de ter conhecido as minhas avós, não tive a mesma sorte e tenho muita, mas muita pena!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ó minha kerida sinto muito do fundo do coração...........é muito dificil perdermos kem amamos....continua a fazer o k ela mais gostava de ver.....á noite olha para o céu a estrela k brilhar para ti é a tua bisavó a dar-te o sorriso dela....se tiveres hipótese compra uma planta e põe-lhe o nome dela....eu faço assim com as pessoas k já perdi e k gostava muito.e de vez em quando qd bate a saudade mais forte vou falar com elas.........bjokitas e se precisares de alguma coisa é só me dizeres

    ResponderEliminar
  15. Andreia,os meus pêsames.Tambem perdi a minha avó com 98 anos,e ainda sinto falta dela.
    Apenas posso deixar aqui um abraço de comforto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Lamento muito a tua perda. Infelizmente sei bem o que isso é. Vais ver que um dia vais voltar a sorrir quando te lembrares dos bons momentos que passaram.

    ResponderEliminar
  17. Ola, lamento a tua perda, vim aqui parar por acaso, por causa da receita do blo cor de rosa. Mas lembra-te que a tua Vo Jesus, esta mesmo numa nuvem a olhar por voces, e que tem que sorrir, para ela tb sorrir. Continua a ter orgulho em voces e a gostar muito de voces,e apesar de tar num local diferente esta sempre a olhar por voces :)

    Desculpa a invasão :)

    FOrça e muita Luz, jokitas angelicais

    ResponderEliminar