Parece que tudo fica mais simples e fácil na Primavera. A minha boa disposição voltou e com ela a minha vontade de cozinhar :-) Já tenho mil e uma ideias para os próximos posts.
Quem me lê regularmente sabe da minha paixão por morangos e frutos silvestres e todos os que partilham esta paixão tem que experimentar esta receita!
Esta linda e deliciosa tarte é perfeita para os dias quentes… Para além de ficar com uma apresentação irresistível, o seu sabor suave e aveludado cativou-me completamente. Acho que as fotografias falam por si!
A tarte é feita com uma mistura de frutos silvestres, no entanto pode ser feita apenas com morangos ou framboesas. Uma questão de gosto :-)
O dia da Mãe é já no Domingo, por isso aqui fica uma sugestão para uma “prenda” doce. :-)
Tarte Mármore de Frutos Silvestres
Base:
150g de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga (à temperatura ambiente)
Leite qb.
Creme:
320g de frutos silvestres (utilizei uma mistura de morangos, mirtilos e groselhas)*
2 colheres de sopa de sumo de limão
3 iogurtes naturais (3x 120g)
½ lata de leite condensado
100ml de natas**
5 + 2 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de icing sugar (açúcar de confeiteiro) ***
Preparação:
Base:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma tarteira de 27 cm de diâmetro (com fundo amovível) com manteiga e polvilhar com farinha.
Amassar a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado, ovo e a manteiga, ir adicionando aos poucos o leite, até obter uma massa homogénea (que não se prende aos dedos e fácil de estender).
Numa superfície enfarinhada, estender a massa com um rolo (deve ficar fininha). Com a massa forrar a forma anteriormente preparada.
Colocar por cima papel vegetal e encher com feijão seco. Levar ao forno até estarem cozidas. Descartar o feijão e o papel vegetal.
Creme:
Triturar os frutos silvestres. Passar o puré resultante por um passador de rede fina, de modo a descartar todas as sementinhas e partes sólidas restantes.
Adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão ao puré dos frutos silvestres. (Obtive cerca de 3 dl de puré)
Numa taça, juntar os iogurtes, metade do puré dos frutos silvestres (cerca de 1.5dl) e o leite condensado. Com a ajuda de uma vara de arames misturar tudo muito bem.
Adicionar o restante sumo de limão às natas e bate-las bem firmes. Reservar.
Colocar 5 folhas de gelatina de molho em água fria, por alguns minutos.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 3 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar à mistura dos iogurtes. Misturar bem.
Posteriormente, envolver suavemente as natas no creme de iogurte. Levar o preparado ao frigorífico até começar a prender (apenas por uns minutos … sem deixar solidificar!)
Juntar ao puré de frutos silvestres reservado, o icing sugar e misturar bem.
Colocar as restantes 2 folhas de gelatina de molho em água fria.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar ao puré de frutos silvestres. Misturar bem.
Deitar o creme de iogurte na base da tarte. Por cima deitar o puré de frutos de silvestres (de forma a ficar distribuído homogeneamente pela superfície). Com uma vara de arames “desenhe” uma espiral, de forma a espalhar levemente puré e obter um efeito mármore (Não espalhe demasiado o puré de frutos silvestres, senão este irá misturar-se com o creme de iogurte)
Levar ao frigorífico até ficar sólido.
* Se utilizar frutos silvestres congelados, deve deixar descongelar completamente antes de triturar.
** Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
*** A quantidade de açúcar pode variar com a acidez dos frutos utilizados.