A preguiça tem-se apoderado de mim e apesar de ter algumas receitas já fotografadas, a inspiração para a escrita não tem sido muita (para não dizer mesmo nenhuma …).
Uma das receitas que tem esperado pela inspiração, foi este bolo. A primeira vez que o fiz foi no inicio do mês e entretanto já o fiz novamente, porque encantou cá em casa. Gostei muito desta receita, achei-a diferente das receitas que tenho feito ultimamente.
Apesar de ser um bolo pequeno, não deixa de ser delicioso…O bolo de noz rico em textura, recheado com um suave creme de baunilha. Muito agradável mesmo.
O creme de baunilha pode ser facilmente utilizado em outras receitas e calculo que a noz pode ser substituída por amêndoa e ficar igualmente delicioso.
Obrigada por todos os comentários que foram deixados. Hoje vou tentar responder a todos os emails que recebi, peço desculpa pela demora na resposta. Mais uma vez muito obrigada. :-)
Receita adaptada do livro Indulgence Petits Fours
150g de açúcar
3 gemas
2 colheres de sopa de whisky (opcional)
90g nozes
130g de farinha
1 colher de chá de fermento
5 claras
1 pitadinha de sal
Creme de Baunilha:
150ml de leite
30g de açúcar
1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
1 gema
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100ml de natas*
1 colher de sumo de limão
2 colheres de sopa de nozes trituradas grosseiramente
Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190º C. Forrar um tabuleiro de 25 por 30 cm, com papel vegetal untado com manteiga.
Triturar grosseiramente as nozes.
Peneirar a farinha e o fermento.
Com a batedeira, bater a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar as gemas uma a uma, batendo bem entre as adições. Adicionar o whisky e misturar.
Juntar às claras o sal e batê-las em castelo. Juntar uma colherada generosa de claras à massa e misturar bem. Posteriormente, envolver suavemente as restantes claras.
Colocar a massa na forma previamente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo), se necessário durante a cozedura tapar com uma folha e alumínio.
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma por 5 minutos antes de desenformar. Desenformar e com cuidado retirar o papel vegetal.
Aparar o bolo à volta (cortar menos de 1 cm de cada lado). Cortar o bolo em 3 rectângulos iguais cerca de 9,5 x 23 cm. É importante que fiquem com largura idêntica, porque vão ser sobrepostos. Deixar arrefecer completamente.
Creme :
Levar ao lume 100ml de leite com metade do açúcar, até ficar quente.
Combinar o restante açúcar, o açúcar baunilhado, a maisena e a gema. Aos poucos juntar o restante leite e misturar bem. Gradualmente (e mexendo sempre com uma vara de arames), juntar a mistura da gema ao leite quente. Levar novamente ao lume até obter um creme espesso (lume brando e mexendo sempre).
Transferir para uma taça e deixar arrefecer por 10 minutos. Cobrir com película aderente (directamente sobre o creme) e levar ao frigorífico até ficar bem frio.
Juntar as natas e o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.
Retirar o creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme com a batedeira até ficar uniforme e aveludado. Cuidadosamente envolver as natas batidas no creme. Levar novamente ao frigorífico, durante pelo menos 1 hora.
Colocar uma camada de bolo no prato de servir, espalhar um pouco de creme por cima, repetir o processo com as duas camadas de bolo e com o restante creme**. Polvilhar generosamente com noz e levar ao frigorífico (durante 2 horas antes de servir)
* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.