terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Bolo Cor de Rosa

Primeiro que tudo, gostaria a agradecer a todas as pessoas que deixaram mensagens, pelo apoio e pelo carinho, significou muito para mim… Está a ser muito duro, preecher o vazio e ter vontade para fazer alguma coisa... É dificil responder a todas as perguntas da minha irmã e ve-la a acenar ás nuvens e perguntar-me "É naquela que a bisavó está?!".

Mas estou de volta aos "tachos" ... Tinha tomado nota desta receita á algum tempo, porque achei piada ao bolo ser cor de rosa, ideal para fazer no Dia dos Namorados. Aqui fica uma ideia de uma receita rápida e muito cor-de-rosa.

Para quem não gostar de cor de rosa ou de morango pode usar outro sabor de gelatina, calculo que ananás ou pessego também deva ficar bem.

Devo dizer, que enquanto fazia o bolo, pensei várias vezes, vamos lá ver o que sai daqui, porque nunca tinha visto nenhum bolo ser “mergulhado” em gelatina… Gostei muito (mesmo muitooo!) do resultado final, fica bem fresquinho, com um leve sabor a morango.

Nota:
Para o bolo ficar totalmente cor-de-rosa por dentro, mergulha-lo com a gelatina totalmente líquida. Se apenas quiser que o bolo fique com uma camada cor-de-rosa exterior, mergulha-lo na gelatina só quando esta estiver com consistência de clara de ovo. Já fiz de ambas as maneiras, ambas ficaram aprovadas!

Ingredientes:
(para 8 fatias)
Bolo:
80g de manteiga amolecia
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
½ chávena de açúcar
2 ovos
1 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de leite

Calda:
1 pacote de gelatina de morango (85g)
3,5 dl de água
100g de Coco ralado desidratado

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma rectangular (pequena) com manteiga e polvilhar com farinha.

Juntar todos os ingredientes para o bolo numa tigela, bater com a batedeira durante 5 minutos. Despejar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido (fazer o teste do palito). Esperar 10 minutos antes de desenformar o bolo.

Levar metade da água a ferver. Quando esta ferver, dissolver a gelatina e juntar a restante água. Deixar arrefecer e levar um pouco ao frigorífico (Não deixar solidificar! Apenas até ter consistência de clara de ovo). Ver Nota

Cortar o bolo em cubos com +/- 7 cm de lado. Mergulhar rapidamente a fatia do bolo na gelatina (totalmente) e passa-la pelo o coco ralado de modo a cobrir todos os lados generosamente. Decorar a gosto (decorei com uma colher de doce de morango).

Levar ao frigorífico durante 1h30m e servir fresco.

19 comentários:

  1. Muito original essa calda, e não há duvida que o bolo fica lindo.

    Òptima sugestão para o dia de Sº Valentim

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, OBRIGADA! Andava à procura de uma ideia original para o dia dos namorados e este bolo é perfeito! Acho que vou aproveitar e fazê-lo numa forma em forma de coração, ou fazer vários em pequenas formas em forma de coração :)

    O tempo não cura, mas atenua a dor e de certeza que a tua bisavó ia querer ver-te feliz :)

    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Os meus sentimentos,e muita força.Obolo está lindo...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Bolo ROSA! Lindo, acho ke vou fazer na 5ª feira!
    Bjnho

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que estás de volta...
    Este bolo deve ser muito bom e é bem criativo.
    Adorei a cobertura.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Passei para dizer que já fiz e é delicioso! Fiz numa forma grande e depois cortei eu em várias formas diferentes, estrelas, corações, etc. :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Os meus sentimentos pela recente perda... :(
    Cheguei aqui através do blog da Silvia...
    Parabéns pelo bolo, realmente parece simples e muito saboroso,
    vou experimentar...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. k bonito ficou uma óptima sugestão......jinhos e muita força..........

    ResponderEliminar
  9. Original este bolo :)
    Vou experimentar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Vai ficar seguramente na minha lista de bolos a experimentar!

    ResponderEliminar
  11. andreia, está lindo....
    já copiei a receita para fazer um dia destes

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que voltaste, já tinha saudades de ver belas receitas. Neste blog, os olhos fartam-se de comer. É uma delícia!

    ResponderEliminar
  13. Devo-te dizer que encontrei o teu blog pela Silvia e estou assim com água na boca!!!
    Bem mas que delicias que tens por aqui...
    Vou vir cá mais vezes, ai se vou!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Atribui-lhe um prémio
    Veja no meu blog
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada pelas boas vindas!
    Fiquei com a ideia neste bolo desde o dia em que postou a receita e ainda não tive coragem de o experimentar. Será que ficando o bolo inteiro e deitando a gelatina por cima ficaria bom? Queria fazer um bolo de aniversário diferente...

    Bjs Carla

    ResponderEliminar
  16. Olá Carla,

    A ideia do bolo, é apenas ficar com uma "capa" cor-de-rosa exterior que depois é coberta de coco. No entanto, se optar por um bolo todo cor de rosa, terá que usar a gelatina assim ainda liquida .

    Não tenho a certeza, mas acho que deitando a gelatina só por cima, não irá obter grandes resultados, porque o bolo não irá ensopar homogeneamente, principalmente se for um bolo alto. Mas na cozinha é difícil ter certezas sem experimentar :-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Ora bem... o bolo está no forno :)

    Olá Andreia! Este é o meu primeiro comentário, mas na verdade já sigo o blog há algum tempo... comecei por fazer o bolo de amêndoa (que ficou mt bom!), agora será este que já andava na lista de espera...

    Eu identifico-me porque também tenho 23 anos e também adoro cozinha (n só bolos/doces, mas tb almoços, jantares e afins). Espero que este bolo seja a delicia que parece :)

    Beijinhos e obrigada pelas receitas originais que me inspiram

    ResponderEliminar
  18. Ola Susana

    Queria primeiro que tudo agradecer o comentário.É sempre com grande satisfação que recebo os comentários dos meus leitores :-) Espero que o teu bolo cor de rosa, tenha ficado bom e tenha sido aprovado !! Quanto ao bolo de amêndoa é um dos preferidos do meu pai, que parece não se cansar dele :-)

    Gosto de cozinhar tudo, a razão porque aparecem predominantemente doces no Baunilha, deve-se ao facto de ficar "preguiçosa" à hora da refeição e não tirar fotografias :-)

    Espero que continues a visitar o Baunilha e a experimentar as minhas receitas (não deixes de contar como correram !)

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  19. Este bolo é ....GENIAL.... fica delicioso e muito fresquinho e fiz um brilharete todos aplaudiram (troquei a gelatina de morango por frutos silvestres e tambem é muito boa)

    ResponderEliminar