Acho que é um bolo perfeito para uma ocasião especial. Lindo e vistoso, dá um toque especial a qualquer refeição.
Receita Inspirada do livro "Enciclopédia de Pastelaria".
Ingredientes
Bolo :
3 ovos
60g açúcar
raspa de 1/2 limão
30g de farinha
30g de maisena
2 colheres de sopa de cacau em pó (usei cacau magro)
1 colher de chá de fermento
20g de chocolate para culinária (60%)
1 pitadinha de sal
Cobertura:
300 ml de natas *
200g de framboesas congeladas **
160 g de açúcar
100 ml de água
9 folhas gelatina incolor
Decoração:
100 g de chocolate de leite para culinária
Preparação
Bolo :
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda de 20 cm, com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater os ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica durante 1 minuto. Adicionar o açúcar, a raspa do limão e o sal, bater durante 2 minutos. Peneirar a farinha, a maisena, o fermento e o cacau em pó, sobre os ovos batidos e misturar bem usando a batedeira eléctrica na velocidade lenta.
Partir o chocolate em pedaços e derreter em banho-maria (usei o microondas). Mexer bem o chocolate de modo a que fique brilhante. Junte-o a massa do bolo e misturar bem.
Deitar a massa na forma, levar ao forno, até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar. Cortar o bolo em 2 camadas.
Cobertura:
Colocar num tacho as framboesas, o açúcar e a água. Levar ao lume até as framboesas ficarem desfeitas e o líquido ter reduzido para metade. Passar o molho por um passador de rede fia, para descartar as sementes das framboesas. Deixar arrefecer completamente.
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Bater as natas bem firmes. Com a ajuda de uma vara de arames envolver suavemente o molho de framboesas nas natas.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las num pouquinho de água quente. Deixar arrefecer um pouco, antes de adicionar ao preparado das natas.
Num prato completamente raso, colocar um aro de semifrio de 22 cm (sem a base). Colocar uma camada de bolo do aro ***, deitar 1/3 do preparado das natas, colocar a outra camada de bolo e deitar as restantes natas. Levar ao frigorífico até solidificar completamente.
Desenformar e decorar com aparas de chocolate.
* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar. Se mesmo assim, não as conseguir bater bem firmes, depois de ter adicionado a gelatina às natas, levar ao frigorífico a prender um pouco, antes de deitar no aro.
** As framboesas que utilizei eram bastante ácidas, se as que utilizar forem doces, reduza a quantidade de áçucar.
*** Se desejar, pode regar as camadas de bolo com uma bebida à sua escolha (whisky, licor de framboesa ou mesmo um pouquinho de leite). Não achei necessário, porque o bolo é bem fofinho e nada seco.