domingo, 20 de setembro de 2009

Muffins de Banana e Canela

Esta semana regressei às aulas… a 1ª semana é sempre a pior, com o voltar à velha rotina e aos hábitos que ao longo das férias foram esquecidos… De todos, levantar cedo, sem dúvida é o que me custa mais.

Aqueles deliciosos 10 minutos na cama depois do despertador tocar, geram o caos na minha rotina matinal… Mas mesmo assim, dia após dia penso “Só mais 10 minutos...”.


Consequentemente tomo banho a correr, visto-me a correr, ponho a máquina de café a funcionar enquanto arrumo as coisas na mala, bebo o café num trago e agarro um queque que como, durante o caminho até ao metro.

Apenas agora no fim de semana, consegui organizar as ideias e as fotografias para este post.

Quase toda a gente tem uma receita de muffins de banana (tal como também têm uma receita de bolo maçã e de bolo mármore...) Aqui fica a minha… São muito fofinhos com um leve sabor a banana. Acho que só ficariam a ganhar se adicionássemos uma mão cheia de nozes.

Muffins de Banana e Canela
para cerca de 30 bolinhos pequenos, receita adaptada do livro The Hummingbird Bakery Cookbook

Ingredientes:
1 ovo
350g Farinha
170g Açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de chá de canela moída
½ colher de chá de Bicarbonato sódio
1+1/2 colher de chá de fermento
70g de manteiga derretida
350g de banana (pesada já sem casca)
370ml de leite*
2 colheres de sopa de sumo de limão*

Preparação:
Misturar o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente, durante +/- 10 minutos, até que talhe*.

Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins.

Numa tigela colocar o açúcar, o açúcar baunilhado a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento, a canela e o sal.Com a batedeira na velocidade baixa, misturar todos os ingredientes bem a seco.

Misturar o leite, com o ovo. Aos poucos adicionar a mistura do leite, aos ingredientes secos, bater com a batedeira numa velocidade baixa até todos os ingredientes ficarem bem misturados.
Adicionar a manteiga (já à temperatura ambiente) e continuar a bater até esta se encontrar bem incorporada na massa.

Por último adicionar as bananas esmagadas e envolver com uma colher de pau, até ficarem dispersas homogeneamente.

Colocar a massa nas forminhas de papel até 2/3 da sua altura. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do forno).

Como os meus muffins depois de cozidos ficaram branquinhos, coloquei a resistência de cima do forno durante breves minutos para ganharem um pouco de cor.

Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de frios polvilhar com açúcar e canela.

* Pode ser substituído por igual quantidade de buttermilk.

17 comentários:

  1. Têm muito bo aspecto estes queques e parecem não ser difíceis de fazer.
    Mas tenho algumas questões:
    1. Como é que consegues esse ar tão profissional das fotos? Tens algum curso de fotografia ou alguma máquina xpto?
    2. Como é que fazes para ter fundos com ar de revista para as tuas receitas? Usas algum programa especial?

    ResponderEliminar
  2. N M Aleves:

    Sim, estes queques são muito fáceis de fazer. Gosto de receitas assim, rápidas e fáceis para os dias de semana.

    Quanto ás tuas questões, não tenho nenhum curso de fotografia sou puramente amadora e tenho poucos conhecimentos nesta área, que foram adquiridos ao longo de (quase) 2 anos de Baunilha e Caramelo.

    Para as fotografias no ínicio deste ano comecei a utilizar uma Nikon D300, não uso flash ou luzes artificiais. Por isso as fotografias são geralmente tiradas durante o dia, ao lado de uma janela grande. São o resultado de muita tentativa/erro e apesar de dizeres que tem um ar profissional gostaria que tivessem mais :-P

    Utilizo o Photoshop para corrigir o contraste ou a luminosidade da fotografia. Quanto aos fundos, costumo utilizar panos ou cartolinas estampadas, como foi o caso destes muffins.

    Espero ter respondido a tudo :-)

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito destes muffins. E agora que também vou voltar a ter aulas e a ter de me levantar estupidamente cedo de manhã, uns muffins assim, nutritivos, parecem-me uma excelente ajuda na difícil tarefa de sair da cama.

    Beijinhos *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Suas fotos são sempre lindíssimas...queria tirar fotos assim com fundo e não consigo. Você usa tecidos?
    Os muffins de banana são muito bons mesmo...tenho uma receita tb que adoro.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro muffins e estou indo para a cozinha preparar alguns.
    Esta combinação é maravilhosa!
    Adoro a infinidade de possibilidades que podemos criar.
    Bom retorno às aulas!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei tudo. Desde as fotos á receita. Estes muffins parecem magníficos.
    Ando tentada mas ainda não me decidi a fazer um bolinho ou uns quequinhos com banana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tens razão!! Esta semana tb voltei para as aulas e custou um pouco... Tu fizeste muffins e eu fiz bolinhos de arroz!
    Ficaram lindos! E as fotos são mt boas!
    Beijinhos e bom trabalho

    ResponderEliminar
  8. Olá Andreia,

    Estão com um aspecto delicioso!! E as fotos, como sempre, estão lindas!
    Bjinhos e votos de uma boa continuação de regresso às aulas.

    ResponderEliminar
  9. ficaram bem bonitos!!

    mas pq vc nunca poe 1 foto do que vc faz, partido???

    ResponderEliminar
  10. Hummm, esta combinaçao tenho mesmo de experimentar.
    Devem ser optimos...

    ResponderEliminar
  11. Adoro muffins e sempre que vou para cozinha me aventurar a fazê-los, acabo me rendendo aos de chocolate... mas meu deus, esses de banana são incríveis! Me convenceu! rsrsrs... Vou fazer com certeza!
    Depois te conto como ficou!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos
    Thais

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos que deixaram comentários, estes deixam-me muito contente. :-)

    Grazi:
    Não sei se percebi a sua pergunta... Eu frequentemente coloco fotografias dos bolos que faço partidos, alias quase todos os posts mostram o interior do bolo. Neste post não coloquei porque me esqueci de fotografar.

    Thais:
    Estes sem dúvida, são uma bela alternativa aos de chocolate. Depois conte-me o que achou.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  13. ai meninas eu sempre que ca venho e baba do principio ao fim
    que bonitos os teus queques.
    de facto quando quebramos a rotina sabe tao bem,
    custa e voltar ao ritmo de novo:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Oi Andreia, ganhei a algum tempo umas forminhas de muffins e ainda não estreei, vou fazer a tua receita, pois gosto muito de banana e achei a receita bem legal, bjs.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Andréia! Os muffins acabaram de sair do forno e estão saborosíssimos! Agora fiquei com uma dúvida quanto à consistência: o meu ficou bem molinho dentro, tipo um bolo-pudim, sabe?! Mas não é solado. E como fiz na mão fiquei sem saber se o seu é assim também ou não. É?
    Beijo!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todos os que deixaram comentários :-)

    Maria,
    Fico feliz em saber que os muffins ficaram saborosos e que foram aprovados. Respondendo à sua pergunta, lembro-me que os meus ficaram bem fofinhos e humidos no interior (no entanto acho que não ficaram tipo bolo-pudim....). De qualquer das formas uma delicia!

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  17. Obrigada, Andréia! Só experimentando a textura, já comi uns três! rsrs

    ResponderEliminar