quarta-feira, 31 de Dezembro de 2008

Feliz 2009!

Daqui a umas horinhas dizemos adeus a 2008!!! E no último dia do ano, é sempre engraçado fazer uma panoramica das receitas feitas:



Para mim, as Melhores de 2008, foram as seguintes:

- Trifle de Morango
- Tarte de Pêssego e Canela
- Bolo Cor de Rosa
-Bolo de Batata Doce e Tâmaras

-Semifrio de Whisky e Café
-Bolo Floresta Negra
-Tarte de Banana e Canela
-Pão de Ló de Morango

-Tarte de Morango
-Bolinhos de Chocolate Branco e Maracujá
-Mousse de Morango e Chocolate Branco
-Bolo de Amêndoa

- Bolo Chiffon de Chocolate
- Bolo Fofinho de Maçã e Canela
- Bolo de Framboesa e Chocolate
- Bolo de Amoras Silvestres

Quanto aos meus desejos para o Baunilha em 2009?! Bem, tenho tantos … :-) Mas o que mais desejo, é que em 2009, o Baunilha me continue a dar tanto prazer e alegria, como me deu este ano!

Um Feliz Ano Novo para todos!

quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008

Bolinhos de Chocolate Branco e Maracujá

Este vai ser o último post antes do Natal, por isso aproveito para desejar a todos os que visitam o Baunilha e Caramelo um feliz Natal, sempre ao lado dos que mais amam. Que este Natal seja repleto de coisas boas :-)

Nem sempre o tempo é muito, para passar na cozinha, estes queques são uma óptima escolha para um dia de correria. Mesmo correndo o risco de parecer repetitiva, não posso deixar de recomendar um bom chá para acompanhar estes bolinhos na hora do lanche.


Fofinhos e húmidos, com leve sabor a chocolate branco e perfumados pelo maracujá, são sem dúvida uma óptima escolha! Mas deixo que as fotografias falem por si…

Receita Adaptada da revista Blue Cooking Novembro de 2008, na rubrica “Hora do Chá”.
(8 bolinhos ou 12 queques)

Ingredientes:
2 Ovos batidos
120g de Açúcar
6 Maracujás
2 colheres de sopa de Manteiga derretida
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
100g de Chocolate Branco
200 ml de leite
230g de farinha
1 colher de chá de fermento

Cobertura:
2 colheres de chá de açúcar em pó
3 Maracujás
5 colheres de sopa de água quente

Preparação:
Pré-Aquecer o forno a 200ºC. Untar as forminhas com manteiga e polvilhar com farinha.

Ralar grosseiramente o chocolate branco. Retirar a polpa do maracujá e passar a polpa por um passador de rede fina, para descartar as sementinhas.

Numa tigela, misturar em seco, a farinha, o açúcar e o chocolate.
Á parte misture bem a manteiga, o leite, os ovos, a polpa do maracujá e o açúcar baunilhado. Adicione esta mistura à farinha e envolva delicadamente.

Encha cada forminha com a massa (não encha totalmente, deixe espaço para o bolinho crescer). Leve ao forno até ficarem cozinhados (teste do palito no centro). Retire do forno e deixe arrefecer por 5 minutos antes de desenformar.

Cobertura:
Misture o açúcar, a água quente e a polpa do maracujá. Regue por cima dos queques e sirva.


domingo, 21 de Dezembro de 2008

O Fim do Outono …

Finalmente estou de férias! Já estou em casa com a minha família, a preparar-me para o Natal. Entreguei todos os trabalhos e só volto a Lisboa em Janeiro, quando a época de exames começar. Durante uns dias posso relaxar e aproveitar as férias!


Hoje foi o último dia do Outono … Chega ao fim, a estação das primeiras chuvas e do início do frio. Onde as árvores perdem lentamente as suas folhas e o que antes era verde, fica salpicado com tons amarelos, laranjas e acastanhados.


A paisagem sofre uma dramática transformação, os ramos anteriormente cheios de folhas, ficam despidos. As folhas secas acumulam-se no chão, forrando o chão com um tapete castanho estaladiço.
Quando o frio se começa a fazer sentir, gosto de me sentar à lareira com um chá quentinho, enquanto as castanhas e a batata-doce assam. Numa tarde de chuva ou frio, existe melhor coisa do que uma chávena de chá quente, enquanto nos aquecemos à lareira ?!


Dos longos passeios de bicicleta (que tanto fazem a delicia da minha irmã), resultaram muitas fotografias em que predominam os tons outonais. Como hoje dissemos adeus ao Outono, decidi que era uma boa altura para as partilhar.


terça-feira, 16 de Dezembro de 2008

Torta de Chocolate e Coco

Finalmente entramos na época natalícia, que tanto faz a delícia das crianças … e claro que dos adultos também! É uma época cheia de doces e receitas tradicionais, começado nos sonhos, passando pelo bolo-rei e terminando nos troncos. Uma verdadeira tentação!

Guardei tantas receitas para fazer nesta época, mas estou completamente “atolada ” de trabalho da faculdade … Muitas vão acabar por não sair do papel este ano. :-(


Entre testes e projectos, consegui arranjar um tempinho para fazer esta torta. Rápida e sem grandes complicações, mas deliciosa! Apenas levemente alusiva à época, para breve ficam prometidas, receitas “totalmente” natalícias!

Utilizei compota de framboesa para rechear a torta, no entanto pode utilizar outro doce à sua escolha. Para os amantes de chocolate, Nutella é sempre uma óptima opção :-P

Receita Adaptada do Livro "As Melhores Receitas de Chocolate"
Ingredientes:
3 ovos
75g de Açúcar branco
5 + 1/2 colheres de farinha
1 colher de chá de fermento
25g de coco desidratado

Recheio:
Compota de Framboesa qb.

Cobertura:
55 g de chocolate negro de culinária
1 + ½ colher de chá manteiga (usei manteiga magra)
Cerejas em calda

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200°C. Forrar com papel vegetal previamente untado, um tabuleiro de 23 x 30 cm.

Com a batedeira eléctrica, bater os ovos com açúcar durante ± 10 minutos ou até obter uma consistência leve e espumosa (as varas ao serem levantadas devem deixar um rasto que dure alguns segundos).

Peneirar a farinha e o fermento. Com uma espátula, envolver suavemente a farinha e o coco, na mistura dos ovos. Deitar a mistura na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).

Desenformar o bolo sobre um pano, com cuidado retirar o papel vegetal usado para forrar a forma. Espalhar a compota sobre o bolo e enrole a torta, partindo da ponta mais pequena, usando o pano para ajudar. Deixe arrefecer totalmente.

Para a cobertura, derreter o chocolate com a manteiga (em banho-maria ou no microondas), misturar bem. Espalhar sobre a torta e deixar arrefecer. Decorar com cerejas.


terça-feira, 2 de Dezembro de 2008

Tarte de Banana e Canela

Adoro experimentar receitas novas e diferentes, mas às vezes é bom voltar a fazer as receita velhinhas, como é o caso da Tarte de Banana e Canela. Foi a 3ª receita que coloquei no blog e era a única que não tinha fotografia ... Achei que era um pouco injusto dado que adoro esta receita !


Não sei exactamente, quantas vezes fiz esta tarte, mas sei que foram muitas. Costuma ter presença garantida nos jantares de amigos, acompanhada com uma bola de gelado de baunilha. Agora que o frio já chegou, deixo o gelado de baunilha de lado e sirvo-a com uma boa chávena de café ou chá.

É uma tarte rápida de fazer, pois não precisa de ir ao forno e é uma óptima solução para aproveitar aquelas bananas demasiado maduras que ficam esquecidas na fruteira ( mil e uma razões para a fazer! ) .

Que mais posso dizer ?! Divinal! A receita pode ser encontrada aqui .