quinta-feira, 29 de Novembro de 2007

Bolo de Maçã à Siciliana

Tirei esta receita do livro Bolos de Todo o Mundo, que aconselho vivamente, está cheio de receitas diferentes e exóticas.

“ Trata-se de um bolo de fácil preparação do qual qualquer “mama” italiana se orgulharia. Uma combinação de ingredientes simples que resulta num bolo delicioso e muito aromático, que tanto pode ser servido quente como frio.” Tâmara Milstein

Fiz este bolo, em casa da minha avó e ela simplesmente adorou! O cheiro enquanto ele está no forno, torna quase impossível esperar por ele estar cozido... Amanhã vou para casa, de fim-de-semana, resolvi fazer uma surpresa á minha avozinha.

Ingredientes:
100 gr de Manteiga
5 maçãs
Raspa e sumo de um limão
3 ovos grandes
1 pitadinha de Essência de baunilha
250 g de açúcar
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento
1dl de leite
50 g de passas de uvas
30g de pinhões torrados
1 colher de café de canela
1 colher de açúcar para polvilhar

Preparação:
Pré aquecer o forno a 190º.

Untar uma forma redonda (costumo usar uma de fundo amovível), com manteiga e polvilhar com farinha.

Descascar as maçãs, retirar a parte central e cortar aos gomos. Polvilhar com a raspa do limão e regar com o sumo.

Bater os ovos, com a baunilha, o açúcar até obter uma mistura cremosa. Juntar a restante manteiga derretida, a farinha, o fermento e o leite. Misturar bem.

Deitar um terço do preparado na forma, seguido por uma camada de maçã, uma de passas de uvas e outra de pinhões. Repetir as camadas com os restantes ingredientes, terminando com uma de maçã e frutos secos. Polvilhar com o açúcar e a canela.

Levar ao forno a cozer durante 55 minutos. Quando estiver pronto, deixar arrefecer 20 minutos antes de desenformar.

Lindo! Não é?!

quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

Semifrio de Whisky

Este semifrio é o meu preferido, é um pouco trabalhoso mas o resultado final vale a mesmo o esforço! Apesar do nome, o semifrio não sabe muito a whisky!

Costumo fazer num aro grande (que fica bem mais bonito), mas hoje apenas fiz metade da receita, por isso utilizei aros pequeninos.

Veja também o Update à receita.
Semifrio de Whisky
Ingredientes :

Base :
2 ovos
1 gema
130g de açúcar
Raspa de um limão
90 g de farinha
1/2 colher de chá de fermento

Semifrio
2 pacotes de pudim flan ( costumo usar Mandarim)
8 dl de leite
2 colheres de sobremesa de maisena
3 colheres de sopa de açucar
12 folhas de gelatina incolor
2 dl de natas
50 ml de whisky
1,5 dl de leite condensado
Chocolate para polvilhar

Preparação:
Base :
Pre-aquecer o forno a 180º.Untar uma forma redonda (que ser do mesmo tamanho que a forma do semifrio) com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater os ovos com a gema, até obter um batido fofo. Adicionar o açúcar e a raspa do limão e bater bem firme . Peneirar a farinha com o fermento e envolver no preparado anterior .

Verter a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do forno).

Preparação Semifrio:
Colocar apenas o aro da forma de semifrio sobre um prato (o prato deve ser completamente raso). Cortar a base em duas camadas iguais e colocar uma no fundo do aro.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria.

Misturar os pudins com um pouco de leite para desfazer o pó. Adicionar a maisena e uma colher de açúcar. Mexer um pouco até ficar tudo desfeito.

Levar o restante leite ao lume e assim que ferver juntar o pudim. Mexer continuamente até engrossar um pouco. Juntar as folhas de gelatina (previamente dissolvidas em água quente) e misturar bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Se o creme ficar com pequenos grumos, passar o creme pelo passador.

Bater as natas e quando ficarem firmes juntar o restante açúcar e o whisky. Envolver até obter um creme homogéneo e adicionar o leite condensado. Misturar o preparado das natas ao preparado ao pudim.
Levar ao congelador a prender um pouco (para quando colocar no aro não escorra para fora).

Verter metade do creme para cima da base, colocar a outra base e verter o restante creme. Levar ao congelador durante uns minutos e depois ao frigorífico pelo menos 3 horas.

terça-feira, 27 de Novembro de 2007

Cestinhos de Paio com Cogumelos

Vi esta receita, enquanto estava a fazer zapping pelos canais de TV… Não sei o nome do programa, mas a receita chamou a minha atenção, não só por ser muito simples, mas também pelo seu aspecto.

Acrescentei os rebentos de soja e os orégãos... Acho que é ideal para uma entrada, ou então para um jantar levezinho (acompanhada com uma boa salada!) .

Ingredientes:
Paio do Lombo Fatiado
Cogumelos frescos
Rebentos de Soja
Gemas de ovos
Oregãos

Preparação:
Forrar as forminhas com as fatias paio (eu usei as forminhas dos muffins).

Saltear em azeite, os cogumelos com os rebentos de soja ate estarem cozinhados. Deitar dentro das forminhas e polvilhar com oregãos. Deitar uma gema em cada forminha.

Levar ao forno até a gema estar cozinhada (+/- 10 minutos a 180º).



segunda-feira, 26 de Novembro de 2007

Sandwich no Forno

Adoro esta receita! É mais uma receita rápida para quando não há muito tempo… Os orégãos dão um paladar simplesmente irresistível ...

Ingredientes :
Pão rústico
Manteiga
Carne Picada
Cebola
Polpa de tomate
Vinho tinto
Oregãos
Sal
Cogumelos
Paio fatiado
Ovo cozido
Pickles
Queijo ralado

Preparação:
Cortar o pão ás fatias e tirar a côdea. Barrar as fatias de ambos os lados com um bocadinho de manteiga. Colocam-se no fundo de um tabuleiro.

Picar a cebola e refogar com um bocadinho de azeite. Junta-se a carne picada, até ganhar um pouco de cor, posteriormente juntar a polpa de tomate, o vinho tinto e o sal. Deixar cozinhar 10 minutos.

Colocar o molho por cima do pão. Cortar o paio, os cogumelos, o ovo e os pickles e dispor por cima do molho. Por fim, colocar o queijo e polvilhar com oregãos.

Levar ao forno a gratinar o queijo.


Semifrios de Chocolate

Tirei esta receita de uma Tv7 Dias muito antiga da minha avó. Apesar de estar a ficar frio, continuo a achar que a melhor maneira de acabar uma refeição é com um semifrio.

Adoro fazer semifrios, mas nunca tinha feito de chocolate... Até hoje! Simplesmente divinal!

Ingredientes:
½ pacote de bolacha Maria
½ chávena de café forte
3 gemas
250g de açúcar
4 colheres de sopa de chocolate em pó
0.5 l de leite
7 folhas de gelatina
1 dl de água quente
1 colher de chá de café solúvel
2 dl de natas

Preparação:
Colocar os aros em pratinhos individuais e colocar bolachas Marias (previamente molhadas no café) no fundo. Colocar de molho a gelatina em água fria.

Bater as gemas, o açúcar e o chocolate em pó, juntar aos poucos o leite. Levar ao lume ate engrossar, mexendo sempre. Retire do lume, juntar o café.

Escorrer a gelatina e dissolver a gelatina em água quente. Juntar o preparado da gelatina ao leite, mexer até dissolver bem. Posteriormente, adicionar as natas batidas. Envolver muito bem.

Levar ao congelador para prender um pouquinho apenas (para evitar que escorra do aro). Deitar nos aros o preparado. Levar ao frigorífico durante 3 horas.

Desenformar e decorar a gosto! Decorei com bolacha Maria coberta em chocolate branco.


sexta-feira, 23 de Novembro de 2007

Porque gostamos de cozinhar?

Quando era pequena e tinha algum problema, a minha avó Natália, levava-me para a cozinha. Enquanto eu lhe contava o que se passava, fazíamos bolinhos para beber com café de cevada. No fim dos bolinhos e do café, o problema gigante parecia pequenino e sentia-me aliviada.

Foi assim que tudo começou! Cozinho muito quando tenho algum problema, quando entro na cozinha o resto desaparece …

Cozinhar para alguém, é a minha maneira de dizer ás pessoas que gosto delas… A minha cozinha, é um lugar onde todos são bem-vindos e onde ás vezes um bolo é apenas um pretexto para começar uma longa conversa.

E tu porque gostas de cozinhar? Deixa um comentário, vou gostar de saber !
Obrigada, a todos os que já deixaram o seu comentário!

quinta-feira, 22 de Novembro de 2007

Cestinhos de Chocolate com Gelado de Morango

Vi inicialmente a ideia dos cestinhos de chocolate, no site da Vaqueiro. Na receita enchiam-os de fruta. Achei super amorosos e originais. Decidi fazer, mas com gelado lá dentro. (Apesar de o tempo já estar a arrefecer ainda gosto de comer gelado no fim das refeições.)

Estraguei o primeiro cestinho a desenformar, mas depois apanha-se o jeito e é fácil!

Ingredientes :
100g de chocolate preto amargo
1 colher de sopa de açúcar
Gelado de morango (usei Carte D'or Amour)
Forminhas de papel

Preparação:
Derreter o chocolate no micro-ondas com o açúcar (350W).

Quando estiver derretido, com uma colher forrar as forminhas de chocolate (deixar uma pontinha sem chocolate para se poder rasgar a partir daí). A camada de chocolate não deve ficar demasiado fina senão parte-se a tirar a forminha.

Deixar arrefecer e colocar no congelador durante 3 minutos (deve ficar bem sólido). Para desenformar os cestinhos, tem que se rasgar a forma de papel com cuidado (esta é mesmo a altura crítica da receita, mas o resultado final vale a pena !).

Colocar dentro do cestinho uma bola de gelado de morango.

terça-feira, 20 de Novembro de 2007

Muffins de Maçã e Noz

Como a receita dos muffins de laranja, foi um sucesso cá em casa, decidi repetir mas desta vez alterei um bocadinho a receita.Coloquei alguns dos meus ingredientes preferidos (maçã e canela) e resultaram uns bolinhos muito saborosos e fofinhos.

Ideais para o pequeno-almoço ou para o lanche, acompanhados com uma chávena de chá.

Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 + 1/4 de chávena de farinha
1 chávena de Leite
1 colher de café de fermento
1 maçã Ralada
8 nozes picadas
1 colher sopa de canela

Preparação:
Com a batedeira bater o açúcar com a manteiga até estar homogéneo, acrescentar o ovo e continuar a bater.

Peneirar a farinha com o fermento várias vezes (costumo fazer 4), para ficar bem fofinha a massa. Adicionar a massa a farinha e o leite alternadamente, e continuar a bater com a batedeira. Por último adicionar a canela e a maçã.

Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins . Deitar 1 colher de massa nas forminhas, colocar um pouco de noz e tapar novamente com massa . Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante, aproximadamente 35 minutos .

quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

Muffins de Laranja

Hoje acordei a apetecer-me bolinhos de laranja para o pequeno almoço...
Procurei uma receita simples, para poder fazer antes de ir para a faculdade e 35 minutos mais tarde aqui estavam eles. Deu aproximadamente para 8 bolinhos.

Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 chávena de farinha
1 chávena de Leite
1 colher de chá de fermento
1 Laranja (raspa)

Preparação:
Com a batedeira bater o açúcar com a manteiga até estar homogéneo, acrescentar o ovo e continuar a bater.

Peneirar a farinha com o fermento várias vezes (costumo fazer 4), para ficar bem fofinha a massa. Adicionar a massa a farinha e o leite alternadamente, e continuar a bater com a batedeira. Por último adiciona-se a raspa da laranja.

Untar as forminhas dos muffins com manteiga e polvilhar com farinha. Deitar a massa nas forminhas (deixar espaço para a massa crescer ). Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos .

quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

Massas Havaianas

Hoje é o dia das receitas rápidas :-) mas claro cheias de sabor. Quando não tenho muito tempo para cozinhar faço este prato.


Ingredientes:
Massa (geralmente uso fusillis)
Milho ( de lata ou congelado )
Rodelas de ananás de lata (cortado aos cubinhos)
Atum
Polpa de tomate
Queijo ralado
Orégãos
Delícias do mar (cortadas aos cubinhos)



Preparação:
Coze-se a massa em água e sal. Escorrer a massa e misturar o atum, as delícias, o ananás, a polpa de tomate, o queijo e os orégãos.


Colocar num recipiente que possa ir ao forno, deixar gratinar o queijo.


E já está! Rápido não é?!


Maçã no Micro-ondas à Moda do Miaka

Esta receita, foi inicialmente feita, pelo meu amigo Miaka, enquanto estávamos a estudar para um exame da faculdade. Cá em casa tornou-se tradição nas tardes de estudo, acompanhada com um cafezinho. Uma delícia!

Ingredientes
3 maçãs
1/2 colher de sopa de açúcar
Canela qb.
1 bola de gelado de baunilha

Preparação:
Descascar e cortar a maçã aos cubinhos, adicionar a o açúcar e canela a gosto. Levar ao micro-ondas durante +/-3 minutos.

Depois é só colocar uma bola de gelado de baunilha.


Pudim de Café

Ingredientes :
5 folhas de gelatina
3 dl de leite
120 açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de café solúvel
2 dl de natas
1 pitadinha de baunilha
2 colheres de sopa de licor de café

Preparação:
Demolhe a gelatina em água fria. Mistura-se o leite, o açúcar, os ovos, a baunilha e leve ao lume, mexendo sempre ate engrossar. Acrescente o café ate que dissolva.

Retira-se do lume a junta-se o licor e a gelatina escorrida ao preparado, deve-se mexer bem para dissolver. Deixe arrefecer até ficar frio.

Bate-se as natas bem firmes e envolve-se no preparado. Passe as forminhas por água fria e preencha com o creme de café. Leve ao congelador até solidificar.
Desenforme e sirva decorado com chocolate.

segunda-feira, 12 de Novembro de 2007

Salmão Aromático

Não sou grande fã de salmão, mas tudo muda quando se trata desta receita…Levemente adocicada e muito perfumada pelo alecrim.

Ingredientes:
(Para 2 pessoas)
Lombos de salmão (costumo usar os congelados)
1 laranja (sumo)
½ limão (sumo)
1 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 bocadinho de alecrim
Pimenta branca qb
Sal
Manteiga qb

Preparação:
Colocar o salmão a marinar durante pelo menos 3 horas, com o sumo da laranja, o sumo de limão, pimenta, o alecrim, o molho de soja e o sal .

Coloca-se por cima do salmão umas nozinhas de manteiga . Leva-se ao forno o salmão com ¾ da marinada. Retirar do forno, quando o salmão tiver cozinhado ( não deixe secar muito )

Gosto de acompanhar com arroz branco e uma salada mista .

domingo, 11 de Novembro de 2007

Tarte de Banana e Canela

Mais uma receita com Canela … porque eu adoro! Tirei esta receita do Site da Vaqueiro e fiz pequenas alterações para ficar mais ao meu gosto.

É ideal para fazer em cima da hora, só precisa de uns minutos no micro-ondas e voilá …

Ingredientes:
2 colher de sopa de farinha maizena
60 g de açúcar amarelo
2 ovos
2 dl de leite de coco
3 dl de leite

1 pacote de bolachas de aveia
½ pacote de bolachas Maria
Leite qb
1 colher de sopa de manteiga

3 bananas (costumo aproveitar as bem madurinhas)
canela em pó

Preparação:
Entretanto, triture as bolachas, misture-as com a manteiga e adicione leite até obter uma massa moldável sem ser demasiado pegajosa. Espalhe o preparado sobre o fundo de uma forma de tarte, previamente untada com manteiga. A forma deve ter fundo amovível, senão não vai conseguir desenformar.

Misture maizena com o açúcar amarelo, junte-lhe os ovos e mexa. Adicione o leite de coco e o leite, misture e leve ao microondas cerca de 10 a 12 minutos na potência máxima (deve ficar com a consistência de um creme espesso), mexendo com a vara de arames 3 a 4 vezes durante este tempo.

Por cima das bolachas, coloque as bananas, descascadas e cortadas em rodelas, cubra com o creme preparado (enquanto este estiver quente). Deixe arrefecer um pouco e polvilhe generosamente com canela.

Costumo acompanhar a tarte, com uma bola de gelado de baunilha .

Paté de Atum e Delicias do Mar

Esta receita foi-me dada pela minha amiga Patrícia . E desde então não tem faltado como entrada em todos os jantares de amigos. Para além de ser muito simples de preparar ,não dá para parar de comer.

Ingredientes:
1 lata de atum escorrido
2 ovos cozidos
3 delicias do mar
1/2 frasco de maionese dos pequeninos
Pickles a gosto (São os pickles, que dão ao paté, um sabor ligeiramente avinagrado, o que na minha opinião, o torna desenjoativo)

Preparação:
Coloca-se todos os ingredientes na picadora, ate obter uma pasta homogénea .Serve-se com mini-tostas.

Simplesmente delicioso!

Bolo Fofinho de Maçã e Canela

A combinação entre a maçã e a canela, é simplesmente divinal! Possivelmente foi um dos primeiros bolos que aprendi a fazer, é muito simples e fica muito fofinho.

Update:
Fotos da receita

Ingredientes:
5 ovos
125g de açúcar
100g de farinha maizena
3 colheres de sopa de farinha
3 Maçãs golden (raladas com o ralador)
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de canela em pó

Preparação:
As gemas são batidas com o açúcar, posteriormente adicionam-se as farinhas peneiradas e o fermento. Junta-se a maçã e a canela e envolve-se bem.

Batem-se as claras em castelo e envolvem-se delicadamente na massa.

Unta-se com manteiga e polvilha-se com farinha, a forma redonda de buraco. Leva-se a forno já quente(+/- 180 Cº) até ficar cozido(teste do palito). Pode ser necessário, tapar o bolo, com uma folha de aluminio para não ficar muito escuro.

sábado, 10 de Novembro de 2007

Bem-vindo

Este blog tem como objectivo, partilhar as receitas, que normalmente faço …Mas prometo só colocar aqui as que ficaram totalmente aprovadas.

Costumo cozinhar para amigos e família, faço isso com a maior alegria, pois adoro cozinhar! (Lavar a loiça nem por isso, mas temos que dividir as tarefas … Essa tarefa fica para outra pessoa :-P )

Espero que estas receitas, lhe agradem também. São receitas para para partilhar com pessoas especiais nos momentos mais especiais.