terça-feira, 29 de Janeiro de 2008

Tristeza e Muitas Saudades

No passado Domingo, aos 95 anos de idade, a minha querida bisavó Jesus faleceu. Nunca estamos preparados para ver partir aquelas pessoas, que sempre fizeram parte da nossa vida e é sempre com grande tristeza que lhe dizemos adeus.

Durante a minha infância, tive 3 mães, a minha mãe, a minha avó Natália e a minha bisavó Jesus, que sempre chamei Jus. Era uma pessoa muito doce, meiga, paciente mas sempre muito determinada e muito lutadora.

Como todas as avós, enchia-me de mimos, levava-me á escola todos os dias, conversava comigo durante horas. Lembro-me especialmente das vontades que a minha avó me fazia ... Como eu odiava a côdea do pão, com toda a sua paciência, “descascava-o” para mim e fazia-me uma sandes só de miolo para o meu pequeno almoço.

Sinto-me muito honrada, por ela ser minha avó, teve uma vida muito difícil mas nunca desistiu, nem nunca deixou de acreditar.

Já tenho tantas saudades …

Ela adorava bolos e quando costumava ver-me a mexer nos tachos, dizia-me com os olhos a brilhar “Alguma coisinha boa?” Vou estar ausente durante algum tempo, porque agora não me apetece cozinhar...


quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

Muffins Salgados

São óptimos para entrada ou para um lanche, ficam muito fofinhos e saborosos.

Cá em casa ficaram aprovadissímos! Para a próxima vez, vou colocar um pouco de ananás, acho que deve combinar bem :-)

Para 14 unidades
Ingredientes:
100g de paio do lombo fatiado
1 cebola média
4 colheres de sopa de azeite
250g de farinha
80g de queijo ralado mozzarella
40g de pimento (+/-4 tiras )
70g milho cozido
2 ovos
200ml de leite
3/4 colher de chá de colorau
2 colheres de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicabornato de sódio
½ colher de chá de sal e pimenta

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º C. Colocar as formas de papel nas concavidades de uma forma para queques.

Cortar o paio e os pimentos em pedacinhos pequenos. Descascar e picar muito bem a cebola. Numa frigideira anti-aderente, refogar a cebola em 2 colheres de sopa de azeite, durante 5 minutos.

Misturar a farinha, o queijo ralado, o colorau, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a pimenta.

Á parte bater o ovo, com o restante azeite. Adicionar o leite e a cebola, mexendo bem. Adicionar esta mistura á farinha e mexer bem até ter uma massa homogénea. Envolver o paio, o pimento e o milho.

Distribuir a massa pelas formas (deixar um dedo de espaço). Levar a cozer (+/-30 minutos) a meio do forno (antes de retirar fazer o teste do palito).


segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

Clafoutis de Morango

Esta receita estava á muito na lista de receitas "a fazer", finalmente arranjei um tempinho para a fazer.

É uma receitinha bem simples e de fácil execução. O aroma da baunilha que vem do forno enquanto está a cozinhar, é irresistível! Adorei a sua textura suave (idêntica a um pudim), uma sobremesa leve e agradável.

A receita original (que vi no blog Milk and Cookies) levava outros frutos vermelhos, adaptei um pouco porque não tinha amoras ou framboesa, usei apenas morangos.

Para 4 tacinhas individuais
Ingredientes:
2 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 pouco de essência de baunilha
150 ml de natas
3 colheres de sopa de farinha
1 chávena de morangos lavados e cortados em 4 (usei morangos congelados, que deixei descongelar totalmente antes de usar)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga o recipiente de ir ao forno (eu usei recipientes individuais).

Misturar os ovos, a farinha, a baunilha e o açúcar e bater bem. Adicionar a farinha peneirada e misturar bem até obter um creme homogéneo. Despejar o creme no recipiente e colocar os morangos por cima (não encher até a cima, deixar pelo menos um dedo de espaço).

Levar ao forno durante +/- 20 minutos, polvilhar com açúcar antes de servir.


terça-feira, 15 de Janeiro de 2008

Semifrio de Oreo

Aqui está uma receita para os amantes da famosa bolachinha Oreo. Um semifrio muito bom, ideal para contrastar com o sabor amargo de um bom cafézinho.

Ingredientes:
Base:
200g de bolacha de chocolate
40g de manteiga
2 colheres de sopa de leite

Creme:
40g de açúcar
200g de queijo creme philadelphia
2dl pacote de natas bem batidas
7 folhas de gelatina
3 colheres de sopa de água
90g de bolachas Oreo (retirar creme branco de dentro das bolachas)

Preparação:
Triturar as bolachas, juntar a manteiga derretida e o leite e misturar bem(deve ficar com aspecto de areia grossa). Colocar apenas o aro de uma forma de aro amovível sobre um prato. Espalhar mistura das bolachas dentro do aro, de modo a cobrir totalmente o fundo e pressionar um pouco.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Triturar as oreos grosseiramente.

Bater o queijo creme, com o açúcar, até obter um creme liso. Á parte, bater as natas bem firmes. Escorrer a gelatina, dissolve-la na água a ferver e juntar á mistura do queijo. Adicionar as natas e as oreos ao preparado, envolver suavemente.

Espalhar o creme sobre as bolachas e levar ao frigorífico até ficar bem firme. Decorar com raspas de chocolate.


quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008

Bolo com Creme de Baunilha

Aqui fica mais uma receita de um bolinho! É um bolinho simples e saboroso e fica lindo decorado com raspas de chocolate.

O bolo simples sem creme, também é muito bom, ideal para acompanhar uma chávena de chá quentinho. Usei uma forma de bolo inglês, para usar uma forma redonda de buraco, dobrar a receita do bolo.

Ingredientes:
Bolo:
3 ovos
1 + ½ chávena de açúcar
½ chávena de leite
1 colher de chá de raspa de limão
1 + ½ chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Creme :
500 ml de leite
1 pacote de pudim de baunilha
1 colher de sopa de açúcar
Raspas de chocolate para decorar

Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha. Aquecer o forno a 180º.

Bater o açúcar com as gemas, a raspa do limão. Juntar lentamente o leite e misturar bem. Acrescentar a farinha e bater bem. Bater as claras em castelo e misturar suavemente na massa.Verter a massa na forma e levar ao forno até estar cozido.

Misturar bem a seco o açúcar e o pudim. Levar ao lume o leite, quando ferver, juntar o pudim até engrossar (mexendo sempre). Deixar arrefecer.

Desenformar o bolo, corta-lo em 3 partes, rechear com creme de baunilha e cobrir com o restante creme. Decorar com raspas de chocolate e servir fresco.




segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008

Bolo de Iogurte com Pedaços de Morango

Um bolo simples, macio e muito saboroso... Daqueles que começamos por tirar uma fatia e acabamos a comer quatro ou mais! Quero também experimentar com pêssegos, penso que também vai ficar muito bom.

Ingredientes:
3 ovos
100g de açúcar branco
60g de açúcar amarelo
1 + ½ iogurte de natural (ou iogurte com pedaços de morango)
100g de farinha
70g de amêndoas sem pele moídas
2 colheres de chá de fermento
100 ml de óleo
100g de morangos maduros

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga o papel vegetal, forrar com papel uma forma redonda de 20 cm.

Bater os ovos, o iogurte, o açúcar amarelo e o branco, até obter uma mistura homogénea. Peneirar a farinha, as amêndoas e o fermento, juntar á misturar dos ovos e bater bem. Quando estiver bem misturado, juntar o óleo voltar novamente a bater.

Despejar 2/3 da massa para a forma, colocar os morangos cortados aos bocadinhos e tapar com a restante massa. Levar ao forno durante (se necessário tapar o bolo com uma folha de alumínio). Fazer o teste do palito, quando este sair limpo retirar o bolo, deixar arrefecer durante 20 minutos e depois desenformar.



sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008

Batatas no Forno com Limão

Tenho um limoeiro no quintal e é uma árvore fantástica, para uma árvore tão pequena dá imensos limões sumarentos e amarelinhos.

Quando vi esta receita de batatas com limão tive de experimentar (Cream Puff in Venice)! Combina 2 ingredientes que aprecio muito, limão e orégãos. Ideal para acompanhar carne, peixe, o que se quiser! Uma receita diferente e muito aromática.

Ingredientes:
4 batatas grandes
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de chá de orégãos secos
½ chávena de água
Pimenta preta (acabada de moer)
Sal
Azeite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º.

Descascar as batatas e corta-las em 4 (ao comprido). Colocar num recipiente que possa ir ao forno as batatas. Acrescentar o sumo, a raspa do limão, a pimenta preta, o sal e os orégãos e misturar bem. Regar com um fio de azeite e acrescentar a água.

Levar ao forno (sem tapar) durante até as batatas estarem tenras (+/- 40 minutos), se necessário juntar mais um pouco de água.


quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

Tostas de Azeitonas e Tomate

Mais um dia de estudo… Mais uma receita de Tostas ...

Esta receita foi retirada do livro Alimentos com História, que foi um presente de Natal da minha mãe. Um livro com imensas receitas (250 para ser mais precisa... ), em que cada capitulo é dedicado a um ingrediente.

Ingredientes:
2 baguetes pequenas
1 tomate maduro grande
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de milho
2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
Queijo ralado
orégãos

Preparação:
Pré- aquecer o forno a 180º. Cortar as baguetes ao comprido e coloca-las num tabuleiro que possa ir ao forno.

Picar muito bem os dentes de alho e juntar ao tomate cortado aos cubinhos. Distribuir ambos por cima do pão. Colocar por cima as azeitonas pretas e o milho. Polvilhar com orégãos e queijo ralado. Regar com um fio de azeite.

Levar ao forno durante 15 minutos, servir quente.





quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Crumble de Maçã e Marroquina

Depois dos excessos alimentares, tão típicos da época natalícia e da passagem de ano... Apetecia-me algo leve para acompanhar uma chávena de café enquanto estudo.

Para aproveitar umas maçãs esquecidas na fruteira e um restinho de passas do reveillon. Fiz o meu primeiro crumble, que saiu divinal na minha opinião! É quase impossível de errar…

Alterei (ligeiramente) a receita do blog do Café Fernando (não tinha todos os ingredientes em casa … e fiz a parte da massa diferente) Devo confessar que a minha primeira impressão sobre esta receita foi maçã e marroquina e canela ?! Será que combina? Nunca tinha experimentado mas combina !!! E muito bem !

Para 4 tacinhas individuais
Ingredientes:
4 maças
Sumo de 1 marroquina ( ou tangerina)
1 colher de café de raspa da marroquina
2 colheres de sopa de passas
1 colher de sopa de nozes partidas
1 colher de café de canela
2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
6 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de coco seco ralado
2 colheres de sopa de manteiga (bem fria)
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de leite

Preparação
Bater o sumo e a raspa da marroquina com o açúcar, até o açúcar estar completamente dissolvido. Juntar a maçã cortada aos pedacinhos, as passas, as nozes partidas e a canela, envolver bem. Deixar marinar durante 30 minutos.

Juntar num recipiente, a farinha, o coco, o açúcar amarelo, o leite e a manteiga cortada aos pedacinhos. Misturar os ingredientes, esfarelando-os com os dedos, até formar pequenos caroços de massa.

Num recipiente que possa ir ao forno (usei tacinhas individuais), colocar a mistura de frutos e cobrir com a massa (sem carregar, deve ficar solta).

Levar ao forno pré-aquecido a 180º +/- 30 minutos até a superfície ficar crocante e douradinha .
Servir morno.


Tostas de Atum e Queijo

Hoje, para variar tenho muito para estudar e estou sem vontade nenhuma… Mas tem mesmo que ser, porque a época de exames já está a chegar!

Estava com pouca fome e sem ideias! Decidi fazer, para o almoço, umas tostinhas rápidas, acompanhadas com uma bela saladinha e um sumo de laranja! Acabei por fazer também um Crumble! (simplesmente não fui capaz de resistir! Queria muito experimentar a receita!)

Foram as minhas primeiras experiências culinárias deste ano e devo dizer que até correu muito bem! Entrei neste Ano Novo com o pé direito na Cozinha!

Aqui fica a receita... Mais logo deixo a receita do Crumble!

Ingredientes:
Fatias de pão saloio
Maionese
Cebola
Atum de conserva escorrido
Queijo ralado
Azeitonas
Orégãos

Preparação:
Cortar a cebola bem fininha e misturar com o atum. Barrar as fatias de pão com maionese e colocar por cima a mistura de cebola e atum. Dispor o queijo ralado e as azeitonas por cima e polvilhar com orégãos. Levar ao forno, até o queijo ficar derretido.

Simples, Rápido e Saboroso !