sábado, 5 de setembro de 2009

Semifrio de Whisky

Apesar de nos últimos posts aqui no Baunilha, terem sido de bolos… para mim, as melhores sobremesas no Verão são os semifrios. Nada melhor, do que um doce fresco de camadas, que a cada colherada junta diferentes sabores e texturas.

Aqui no Baunilha e Caramelo, já fiz vários posts de semifrios. Alguns deles foram repetidos muitas vezes na minha cozinha… Um dos casos de amor à primeira colherada, foi o Semifrio de Whisky, que já perdi a conta de quantas vezes o fiz.

Como achei que a fotografia que tinha colocado dele, não dava a imagem correcta desta bonita sobremesa, resolvi revisitar a receita.


De textura cremosa e de sabor suave é uma verdadeira tentação. Apesar do nome, o sabor a whisky não é marcante, este tem uma presença discreta. O toque final é dado pelo chocolate, com o qual se polvilha abundantemente o semifrio. Divino, sem dúvida um dos meus preferidos!

Se é principiante no mundo dos semifrios, pode utilizar uma forma de mola com fundo amovível para o montar, em vez de colocar apenas o aro sobre o prato. Desta forma não corre o risco de escorrer para fora, caso coloque o creme no aro, demasiado liquido :-P

Não é uma receita rápida e é preciso um pouco de paciência durante a preparação, mas acho que vale bem a espera!

17 comentários:

  1. Andreia
    Sou a Fátima tenho 46 anos, funcionária judicial, adoro culinária e cheguei ao seu blog há cerca de dois dias e começo por lhe dar os meus parabens. Uma estudante tão nova e com tanto gosto pela cozinha. A andreia além de ser criativa tem bom feeling para as receitas e para os truques que lhe dão um toque especial. Quando estou na cozinha sinto-me no meu mundo, e até costumo dizer que o meu melhor atnti-stress é cozinhar, o que para as minhas amigas é difícil de compreender.
    PARABENS Andreia. Você é fantástica. Continue e um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Grazi :
    Ficou com um aspecto muito tentador, não foi?!

    Fatima G:
    Obrigada. Já vi, que partilhamos do mesmo gosto pela cozinha. Concordo quando diz que cozinhar é o melhor anti-stress, para mim é o melhor mesmo! Comecei a cozinhar mais, quando fui estudar para a faculdade, para fugir um pouco á rotina e ao stress diário. No entanto, para algumas pessoas isso é muito dificil de perceber, por exemplo a minha mãe odeia cozinhar, no entanto eu adoro!
    Espero que me continue a visitar e a gostar do que eu coloco aqui.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  3. deve ser mesmo delicios. e realmente no verao o que sabe bem sao estes doces refrescantes!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Andreia
    Sempre com receitas de fazer crescer água na boca, e com uma apresentação fabulosa.
    Sem dúvida que vai continuar a ser um modelo para mim.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Bem, realmente... até arrepia. Se olhar muito para a foto começo a sentir assim a boca a encher-se de água eheheheh Deve ser brutal!

    ResponderEliminar
  6. Se o semi-frio for tão perfeito quanto as fotos dão a entender, vale mesmo a pena ter algum trabalho para depois ter o prazer de o degustar.

    beijocas

    PS - tb concordo com a Fátima e contigo: a cozinha é um anti-stress fantástico.

    ResponderEliminar
  7. bem nao tenho palavras.
    eu ando sempre em busca de novas sobremesas e agora que vejo esta ja sei que nao tarda para ser reproduzida ca m casa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que sobremesa mais linda e chique!!!
    E que foto, você arrasou!
    Bjks

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, antes de mais digo que a imagem é linda e o sabor deve ser magnifico. Fiquei com uma duvida, devo adicionar apenas o leite que menciona? Ou faço os pudins com a quantidade de leite conforme diz na embalagem? Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Respondendo à pergunta:
    -Apenas deve adicionar a quantidade de leite mencionada (800ml de leite).

    Espero ter ajudado
    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  11. o leite condensado é cozido?
    desde ja obrigada

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos pelos comentários.

    Respondendo á pergunta colocada, o leite condensado não é cozido, é leite condensado normal(pode ser até leite condensado magro) :-)

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  13. Bom dia.
    ontem decidi fazer este semifrio .
    pus maos a obra .Dá um pouco de trabalho e na minha opiniao acho k nao compensa muito.
    o sabor faz-me lembrar a aletria.por ixo basta faze-la e deliciar-me.contudo é uma optima receita.Vistosa e muito saborosa .
    o seu blog tem coisas fantasticas.
    um abraço
    Ana Pontes

    ResponderEliminar
  14. Ana,

    Obrigada pelo seu comentário. Sem dúvida que este semifrio é um pouco trabalhoso e demorado. Achei piada dizer que é parecido com aletria… não acho a textura nem em sabor parecidos :-)

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  15. ola Andreia.
    A mim soube-me a Aletria.Talvez pelo sabor do limão no bolo.Mas ao fazer a receita em vez de colocar o leite condensado normal colokei cozido.Para a proxima voltarei a fazer com o normal.talvez tenha sido por ixo que o sabor fikou diferente.Desde ja obrigada pelas deliciosas receitas que partilha.Vão ser mts as receitas que irei experimentar do seu blog(cada uma com melhor aspecto que a outra)nem sei pr onde me irei virar.
    obrigada

    Ana Pontes

    ResponderEliminar
  16. Ana,
    Obrigada pelo seu comentário. Espero que da próxima vez o bolo fica "totalmente" aprovado.

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar