sexta-feira, 31 de Dezembro de 2010

As Melhores Receitas de 2010

Como já é tradição, antes do ano terminar, faço um post com as melhores receitas desse ano.

A escolha envolve sempre muita indecisão e subjectividade. Gosto de todas as receitas que coloco aqui no Baunilha, por isso é sempre complicado escolher apenas algumas. Não sei se serão as melhores receitas, mas são pelo menos as que gostei mais:


Bolo Tiramisu / Torta della Nonna / Bolo de Noz e Canela / Angel Food Cake

Bolo de Cenoura e Frutos Secos / Cupcakes de Coco / Charlotte de Manga / Panquecas de Mirtilo

Pudim Merengado de Banana / Tarte de Maçã / Tartelettes Merengadas de Coco / Tarte Mármore de Frutos Silvestres

Brooklyn Blackout / Bolo Fresco de Coco / Pudim Eva / Tarte de Amêndoa

Espero que o Natal de todos tenha sido bom. Queria agradecer todas as mensagens de Boas Festas que ainda não tive oportunidade de responder. A minha ausência deveu-se a uma valente constipação, que não me deu vontade de sair da cama durante muito tempo! Por isso este ano deixei os preparativos de Natal para a minha mãe e avó :-)

Queria aproveitar para desejar a todos um bom Ano Novo. Volto em Janeiro com receitas novas. :-)

sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Ideias para a Mesa de Natal – Coroa de Chocolate

Dezembro passa sempre a correr e quando dou conta já estamos quase no Natal. Todos os anos ficam muitas receitas por fazer… Por isso, este ano, vou esforçar-me para colocar aqui (com antecedência), ideias para a mesa de Natal.

Devo confessar que não sou grande apreciadora de alguns doces de Natal, especialmente dos fritos. Gosto mais dos bolos com frutos cristalizados, dos merengues e das bolachinhas. As próximas receitas vão reflectir isso...

O post de hoje é uma ideia para decorar bolos, pois afinal os olhos são os primeiros a “comer”. Esta ideia resulta muito bem, fica um bolo muito bonito.

As folhas de chocolate podem ser utilizadas também para decorar cupcakes. São simples de fazer uma vez que se apanhada a técnica.

Coroa de Chocolate
Inspirado do blog Sunshine's Kitchen
Preparação:
Escolha a receita de um bolo de chocolate (ou outro à sua escolha) e prepare-a de acordo com as instruções. Utilize uma forma de savarin de 24cm (alternativamente pode utilizar uma forma redonda de buraco no meio). Unte a forma com manteiga e forre o fundo com papel vegetal untado. Leve ao forno até estar cozido.

Retire do forno e desenforme sobre o prato de servir. Com cuidado retire o papel vegetal. Com o bolo ainda quente, pincele com rum (cerca de 3 colheres de sopa) .

Prepare uma cobertura (gosto muito desta ) e espalhe por cima do bolo. Deixar arrefecer completamente antes de decorar.

Decore com as folhas de chocolate preparadas (ver instruções em baixo) e com bagos de romã. Adicionalmente também pode utilizar cerejas e polvilhar com açúcar em pó.

Folhas de Chocolate:
Lave bem e seque folhas de limoeiro. Escolha folhas perfeitinhas, de vários tamanhos e de preferência com pé.

Corte o chocolate* aos pedacinhos e derreta-o em banho-maria. Deve garantir que o fundo da taça onde está o chocolate não toca na água quente.

Mexa o chocolate com regularidade. Quando estiver totalmente derretido, com ajuda de uma espátula pequena ou de uma colher, espalhe o chocolate por cima da folha. Deve ter cuidado para o chocolate não passar para a parte de baixo da folha. A camada de chocolate não deve ficar demasiado fina.

Coloque as folhas com chocolate no frigorífico por alguns minutos.

Quando o chocolate estiver sólido, retire as folhas do frigorífico e coloque-as na superfície de trabalho. Vire a parte do chocolate para baixo e com cuidado retire a folha começando pelo pé.

*Utilizei chocolate amargo, no entanto a próxima vez que fizer a receita vou utilizar chocolate de leite, porque gosto mais do seu sabor.